Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Desafio de Panelas sem Glúten - Episódio 1


Olá, amigos!

Como vocês puderam acompanhar nas minhas redes sociais (Instagram e Facebook), fui convidada pela minha amiga Lilian, do Site Sabor Seguro, a participar de um delicioso Desafio. Somos 6 cozinheiros amadores, que levam uma vida 100% sem glúten, desafiados a cozinhar para os demais, refeições com entrada, prato principal e sobremesa, dentro de um tema pré-estabelecido. Cada participante é avaliado em dois quesitos: decoração e culinária, com notas de 5 a 10.
A primeira desafiada foi a Cris, youtuber do Canal "GlutenFree Cris". Ela nos preparou um delicioso almoço nordestino, que intitulou de "Almoço Nina Arretada", com uma linda decoração e pratos saborosos. Recebi a honra de poder postar todas as receitas aqui para vocês.

Os convidados


Cris, a Chef da Rodada


Vamos às receitas:


DADINHO DE TAPIOCA:




* 1/2 litro de leite sem lactose;
* 250g de queijo coalho ralado grosso;
* 250g de tapioca granulada;
* Sal e Pimenta-do-reino a gosto.


Modo de preparo:

Leve o leite para ferver em uma panela média, com uma pitada de sal e pimenta-do-reino (lembre-se de que o queijo já é salgado, então use pouco sal).
Em um pote, misture com as mãos a tapioca e o queijo.
Quando o leite ferver, desligue o fogo, adicione o queijo com a tapioca e misture bem. Assim que estiver homogêneo, disponha o conteúdo da panela em uma assadeira forrada com plástico ou papel-filme. Leve à geladeira por cerca de três horas, para firmar bem a massa. Corte em quadradinhos. Coloque em uma assadeira antiaderente e leve ao forno, a 180°C, até dourar - de 30 a 40 minutos.

CAPETA:


* 1/3 de abacaxi;
* 1 copo americano de vodka;
* 1 colher de sopa de chocolate em pó;
* 1 colher de sopa rasa de canela em pó;
* 1/2 lata de leite condensado sem lactose ou leite condensado de coco.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador com gelo e sirva em seguida. Segue o link de como fazer o leite condensado vegetal:
https://youtu.be/1ONnrqRZMAQ


BOBÓ DE CAMARÃO:



* 1 kg de camarão fresco
* sal
* 3 dentes de alho picados e amassados;
* suco de 1 limão e pimenta-do-reino;
* 1 kg de mandioca;
* 3 cebolas (1 cortada em rodelas e 2 raladas);
* 6 colheres (sopa) de azeite de oliva;
* 2 vidros de leite de coco ou creme de leite de coco THAI;
* 1 maço de cheiro-verde picado ou coentro;
* 2 colheres (sopa) de azeite de dendê, cuidado com o dendê, evite aquecer muito e amargar a receita.

Modo de preparo:

Após preparado o purê de aipim, pré cozidos na pressão e batidos no liquidificador, esquente o azeite de oliva, junte a cebola ralada e deixe dourar. Acrescente os camarões e frite. Junte na mesma panela, a mandioca batida no liquidificador, outro vidro de leite de coco e o azeite de dendê, acrescente o coentro ou cheiro verde. Deixe levantar fervura e está pronto.

ARROZ DE JASMINE:

Adicione 2 xícaras de arroz no micro-ondas e 3,5 xícaras de agua no recipiente, tempere a gosto e coloque 2 rodelas de gengibre. 15 minutos e está pronto.


FAROFA DE BANANA CARAMELIZADA:

Refogue 1 cebola grande no azeite e reserve. Corte 4 bananas em rodelas sem a casca, coloque no forno e polvilhe açúcar mascavo em cima. Aqueça por 20 minutos a 180 graus. Ou derreta açúcar em uma panela antiaderente, adicione a banana quando o açúcar estiver derretido e aos poucos adicione cebola e o FLOCÃO de milho da São Braz levemente umedecido em água.

PUDIM DE MILHO COM LARANJA E CROCANTE DE CHOCOLATE:




PUDIM:
Bata no liquidificador
* 2 ovos;
* 1 lata de milho;
* 1 xícara de curau de milho São Braz;
* 1/2 xícara de açúcar;
* 1 xícara de suco de laranja Bahia;
Deve ficar cremoso, com um pouco de consistência. Leve ao forno a 180 graus por 30 minutos. Ao sair, polvilhe açúcar de confeiteiro e utilize o maçarico para fazer a casquinha crocante.

CROCANTE DE CHOCOLATE:
Derreta 200 g de chocolate meio amargo, misture no recipiente um pouco de cereal açucarado São Braz e castanha de caju triturada. Após misturar tudo, coloque numa assadeira e papel manteiga, espere esfriar e sirva.


Confira o vídeo do primeiro episódio e acompanhe todos os detalhes do Desafio de Panelas sem Glúten no site da Sabor Seguro: http://www.saborseguro.com.br/desafiodepanessemgluten/


Decoração linda!








Nenhum comentário:

Postar um comentário